Biomashup de Cristian Duarte  © haroldo saboia

Cristian Duarte estreia nova criação em São Paulo

Concerto de dança para seis bailarinos e um músico, Biomashup, novo trabalho do coreógrafo e bailarino Cristian Duarte estreia nesta sexta-feira, 1, na Casa do Povo, no bairro do Bom Retiro em São Paulo. A criação, que segue em temporada até o dia 17 de agosto, tem coprodução do Festival Panorama 2014 e será apresentada em novembro, no Rio de Janeiro.

Biomashup teve como ponto de partida o interesse do coreógrafo em estudar, junto a um grupo de bailarinos-performers, variedades de presença do corpo em movimento. Alexandre Magno, Aline Bonamin, Clarice Lima, Felipe Stocco, Leandro Berton e Patrícia Árabe realizam uma dança (de)compositiva, gerenciada por repertórios, memórias, coleções individuais, e experiências sintonizadas a processos de seleção, adaptação e contaminação.

Coabitando significativamente a pesquisa-criação, a música é entendida e tratada como corpo. O instrumento russo Theremin, operado por acordos sensoriais, é trilha composta e tocada ao vivo pelo músico Tom Monteiro, que alcança no ar as notas emitidas pelas duas antenas que constituem o aparelho e modulam sua dança.

“Entendo essa criação enquanto experiência para acionar treinamentos do corpo em dança. Sou fascinado pelo movimento e intensifico meus trabalhos atualmente nessa direção. Não me interesso por criar algo novo, original, não acredito em original. Tenho apostado em estudar estratégias para tornar possível a ressignificação de padrões, estéticas e contextos, trazendo para as vistas uma ética que estabelece a criação enquanto a arte de atravessar o grande murmúrio de encontros poéticos, que permanecem vivos para além do prestígio autoral”, pontua Cristian.

Foto: © Haroldo Sabóia

Serviço:

Biomashup, de Cristian Duarte, em São Paulo

Data: 1 a 17 de agosto. Sextas, sábados e domingos. Sessão extra na quinta-feira (14/08).
Horário: 16h30
Local: Casa do Povo – Rua Três Rios, 252, segundo andar, Bom Retiro, São Paulo.
Capacidade: 50 lugares
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Duração: 90 minutos aprox.
Email para reserva: bio@cristianduarte.net
Classificação etária: Livre

BIOMASHUP é o resultado de pesquisa iniciada com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2012/14 e finalizada dentro do contexto da residência artística LOTE#3, desenvolvida através do 15º Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura.